Tá ligado?

Posted: Monday, November 23, 2009 | sambado por inesferrao |

Oioioioi! :)


Cá estou eu de novo a contar novidades cariocas (e com muitas fotos, apreciem a minha paciência com esta net leeeeenta)!

Primeiro de tudo, o que mais interessa: o trabalho. No Batan estou a dar aulas de inglês duas vezes por semana. No início achei um pouco surreal por não ser native-speaker, mas vá lá, acho que consigo ensinar o mínimo. Descobri que gosto imenso de ser professora e no final das aulas tenho sempre uma boa sensação de utilidade. Especialmente quando as crianças vão embora a dizer "txau professora, see you tomorrow, we love you!".. :D Quanto ao serviço social propriamente dito, comecei esta semana a trabalhar na Vila Kennedy - uma favela perto do Batan considerada bastante mais perigosa. No entanto, todos dizem que se tiver cuidado, nada me acontece. Vou trabalhar como assistente social no Centro de Convivência Infantil (CCI), que atende 200 crianças da favela quando elas não estão na escola. Há vários desportos, danças, percursão, reforço escolar, etc. Envolve também as famílias e a comunidade em geral, sendo que hoje já fui visitar uma casa da favela com a assistente social. Estou completamente apaixonada pelo projecto e sinto que vou poder ajudar muito. E as crianças a dizerem "txia, vai ficá até Fevereiro mesmo?! Oba!!" é o melhor que há.. :) Sendo assim, já está tudo bem melhor encaminhado, vou trabalhar todos os dias (manhã e tarde) excepto Sexta. Já estou convidada para a festa de Natal (dia 19) e para desfilar com o grupo da Vila Kennedy no Carnaval! (Sim, Filipa, vamos as duas se quiseres) :D...

(o gato do CCI que se chama... CCI.)
Parte séria do post: Tive uma muito má notícia a semana passada que me deixou triste e a pensar na vida... Para além disso, de vez em quando ainda me vem à cabeça o que passei este Verão e é-me inacreditável que ande mais activa que nunca quando há uns meses já não me imaginava normal. Tudo isto para dizer que estou com uma força louca de aproveitar todos os momentinhos da melhor maneira, ser o mais útil possível, criar, ajudar, mexer-me para todo o tipo de coisas. Escalar o Pão de Açúcar, jogar futebol com os rapazes, nadar num dia de ondas gigantes em Ipanema, apanhar ônibus para longe se valer a pena, ser independente e nunca monótona.. :) Assim sim.


... Entretanto: O Nick foi embora para a Amazónia pescar; A Stacey continua cá, mas foi morar com uma amiga noutro sítio; A Livia e o Augustin foram embora para Salvador e só voltam daqui a 10 dias por uma noite antes de irem definitivamente para Paris... Está a ser tão difícil quanto previa habituar-me a estes movimentos de uns chegam - outros vão. Mas enfim, ao menos o Rob e o Seppe ficam aqui comigo.


Ok, aparte nº1: Aqui há papéis para denúncias de traficantes em todo o lado. Por exemplo, "DENÚNCIA: Ligue 2138940, sigilo garantido!", "Denuncie o traficante antes que ele adopte o seu filho"..

Aparte nº2: Também há côcos por todo o lado. Abertos, já bebidos, assim à beira da estrada como quem não quer a coisa.

Aparte nº3: Reforço a ideia: não há melhor que sucos de maracujá. Nananinanão.

Aparte nº4: Deviam existir kombis em Portugal. Se calhar vou levar para aí a ideia e revolucionar os transportes portugueses.

Aparte nº5: Há aqui uma área que se chama "Coelho Branco". Não estou a brincar. Há ônibus que dizem "Direcção: Coelho Branco". Vamos embora.

Aparte nº6: Querem pior? Há outra que se chama "Leopoldina". Really. Até há o "Super Shopping Leopoldina". É assim.

Aparte nº7: Já começo a ouvir vários oi's na rua em Santa Teresa e mesmo no Batan e Vila Kennedy. "Olhá portuguesáááá!" (já agora, aproveito para pôr algumas fotitas de Santa Teresa.. Nada de especial porque ainda não fiz uma sessão de fotos decente!)

(minha rua)



Aparte nº8: Nunca odiei tanto mosquitos na minha vida.

Aparte nº9: Daqui a duas semanas vamos ver um jogo do Flamengo ao Maracanã!

Aparte nº10: Devemos mudar para a nova casa de voluntários para a semana.

Aparte nº11: Há aqui um jardim que tem esquilos do tamanho de gatos. E não têm medo de nós. Surreal.



E com isto me vou. Uma beijoca a todos :)

13 caipirinhas:

  1. Anonymous said...
  2. Tu escreves como falas, parece que estás aqui ao pé de mim a contar-me as novidades :)
    Desfilar?? Mas no sambódromo?! Quero muito (só assim te consigo convencer a lá irmos), mas eu não sei sambar!!! :P

    Filipa

  3. T said...
  4. Estou ligadissima e a adorar cada novidade!
    Ainda bem que gostas do que estás a fazer, e finalmente andas a fazer serviço social, isso que foi teoria durante três anos e mais nada :P

    Esses carochas e carrinhas VW estao a dar cabo de ti, I see. A Oi é uma rede de telemóvel?

    Acho adorável estares num sitio chamado santa Teresa, nao sei se ja referi :P

    Saudades*
    T

  5. Anonymous said...
  6. Por falar nisso, tens tlm brasileiro?

    Filipa

  7. Anonymous said...
  8. Querida, querida filha:

    Meu amor, estou cada vez mais orgulhosa de ti. Que fantástica experiência. Vais ter matéria para vários relatórios de estágio. Mesmo este blog é importante.
    Só é chato as saudades.
    Muitos beijos, Mami

  9. pvicente said...
  10. A mãe permitiu-me dar uma olhada e ainda bem! Que giro que está Inês... Que experiência interessante.
    Parabéns pela capacidade de nos fazer sentir na Vila Kennedy:)
    Um bj
    Paula Vicente

  11. kate said...
  12. Eu disse-te que a Oi era uma operadora de telecomunicações do Brasil! ahah, o meu professor de gestão de marcas tá sempre a falar, adora! Gosto de te sentir feliz e empenhada, continua :) aproveitaaaaa, beijinhos

  13. kate said...
  14. This comment has been removed by the author.
  15. Ana Soares said...
  16. é bom sentir a tua liberdade e independencia atraves da escrita. lembra me um pouquito do que ja senti, o que so aumenta as saudades da tua pessoa e de uma experiencia assim. acredita que agora dava, mesmo, tudo para ir visitar-te, ou para embarcar em algo do genero. pro ano, quem sabe!=)

    es um orgulho menina!*

  17. tia luisa said...
  18. Olá minha querida
    Que experiencia boa! Que bom que estejas tão entusiasmada com o que estás a fazer!
    Vou continuar a acompanhar a tua escrita e a "viver" contigo esta experiencia. Quem me dera estar aí contigo!...

  19. Carlos Arroz said...
  20. A escrita está poderosa. Sinal de confiança e de saúde. Agora parece que o trabalho começa a sério. E o mais importante é que os destinatários parecem agradecidos. É isso que nos gratifica e premeia. Aproveita cada segundo e investe. Serás tu a principal beneficiária pois vais aprender muito. Bjs

  21. Anonymous said...
  22. Consegues, com a tua escrita, envolver-nos nas tuas experiências e vivências diárias. Gostaria de ter feito, na minha juventude, o que tu estar a fazer/viver agora, se pudesse voltava atrás.

    Soube hoje da rapita. Um grande desgosto.

    Escreve mais assiduamente. Nós gostamos de ler os teus relatos e de ver as tuas fotos.

    Beijinhos

    Tio Luís

  23. T said...
  24. Oh pá, e escreveres outro post, não?

    T

  25. Anonymous said...
  26. Concordo com a Teresa! Este blog tem tudo para ser giro e tu fazes dele uma seca!!!!!! Filipa

Post a Comment