Legal, Portugal!

Posted: Tuesday, January 5, 2010 | sambado por inesferrao |

Olá amiguinhos!

Agora que já voltei de Portugal, sinto-me na obrigação de continuar aqui os meus relatos. (E também de informar que tenho neste exacto momento uma formiga frenética a passear no meu teclado..)


Antes de ir ao meu querido país tive, como já vos tinha dito, a festa de Natal no CCI. Levei dois bolos (comprei-os, admiiiito) que cortámos em fatiazinhas para dar às crianças. Passei lá
o dia, brinquei com eles, diverti-me imenso e confirmei a mim mesma: vai ser muito difícil quando tiver de lhes dizer adeus.







(quem parece ter 13 anos e quem parece 21..?)





Entretanto, fomos a um ensaio de samba na Mangueira, uma favela. Esforcei-me por aprender a sambar, mas mais parece que estou a fazer aquelas danças russas. Não tenho mesmo jeitinho nenhum. :P Mas ao menos mexi-me que nem uma louca durante horas, sempre foi bom para perder uns quilinhos de açaí. E realmente há pessoas impressionantes que dançam maravilhosamente sem nunca parar - havia uma mulher nem no banheiro ficava quieta - e isto tudo com saltos gigantes. Uff!







E pronto, agora outra bela coisa: A maior parte já sabe, mas já agora que fique aqui escrito também - nunca mais me aproximo do sol sem creme. Que grande parva. No dia antes de voltar para Portugal, decidi passear à beira mar durante uma hora entre Copacabana e Ipanema. Resultado: Queimadura de segundo grau na cara e suuuuuper escaldão no corpo.



Numa palavra? Doloroso. Na noite a seguir a essa bela decisão que tomei, nem consegui dormir. Quando acordei, o estado geral era h-o-r-r-í-v-e-l. Lá fui desesperada a uma farmácia procurar uma cura milagrosa, ao que as senhoras disseram que eu tinha era de ir urgentemente para o hospital. Levaram-me ao centro de saúde, lá me receitaram umas coisinhas. Entretanto claro que todos paravam na rua a olhar para o meu belo estado enquanto gritavam "CARACA, MININA, QUE É QUE SE PASSOU COM A SUA CARAAAA?!"... Lá fui totalmente deprimida para o avião (onde uns rapazes decidiram que a minha vergonha não bastava e começaram a tirar-me fotos enquanto riam às gargalhadas) em direcção à minha querida cidade.



Cheguei vermelhíssima e com a cara do dobro do tamanho. Ainda assim, pareceu-me que os meus pais gostaram de me ver (ahaha). Olá Portugal! Olá frio! Olá família, amigos, casa!




Apesar de (como em Erasmus) ser um intervalo estranho numa experiência totalmente diferente, sabe bem. Confirmar que sim, que tenho uma bela família e os melhores amigos. Que por mais longe que esteja, sempre que volto é como se nunca tivesse ido embora. :) (Só me fez falta a minha querida gata...)


























Até Março! :)



Agora estou de volta ao Brasil! Encontrei os voluntários que aqui deixei (embora se estejam a ir embora..) e conheci novos. Voltei à Vila Kennedy, onde o CCI esta semana não tem crianças porque está a renovar o espaço todo. Amanhã lá vou eu de t-shirt comprida pronta para passar o dia a pintar as paredes de azulinho!



Ainda estou a sentir mais a urgência de aproveitar tudo porque de facto o tempo passa muito rapidjinho! Ainda ontem fomos todos a uma roda de samba na Pedra do Sal e eu só pensava "se pudesse transportar toda a família e amigos para aqui...."



E é isto! I'll keep you informed!



Babai! :)


PS: Já sei como se chama o tipo de rato nojento que insiste em entrar para dentro do meu quarto a toda a hora (estão a imaginar o escândalo que faço em cima da cadeira): Gamba e ficam aqui com uma foto para apreciar toda a sua beleza


8 caipirinhas:

  1. Anonymous said...
  2. Querida filha:
    só me ri....
    Com que então (tão quim tão- como dizia o Mário Joaquim) tens uma bela família!!!!
    Foi tão bom ter-te cá. Tu sabes que me pões bem disposta.
    Mas aproveita muito muito bem o tempo que aí estás para: trabalhar, melhorar a vida das pessoas com quem (e não para quem) estás a trabalhar, observar, reflectir sobre o que observas, falar com a tua coordenadora de estágio, aprender com os teus colegas voluntários, e divertir-te, divertir-te.
    Beijos, querida filha(hoje falamos ao tele-skype)
    Mami

  3. Anonymous said...
  4. Tens razão: o animal é nojento!!!
    Mami

  5. Carlos Arroz said...
  6. O animal é feio, chama-se Gambá (e não gamba) e é onívoro. Isto é uma boa e uma má notícia. Literalmente come tudo o que mexe e não mexe, incluindo outros répteis e insectos. Ou seja, se não te morder os dedos dos pés, livra-te de outros bichinhos simpáticos que tenham essa ideia. Beijinhos

  7. T said...
  8. Deus, que primos bebés são esses na tua cama? São super queridos! (Pensei que talvez fossem o António a Elisa e o Miguel, mas depois manquei-me que esses já devem ser basicamente adolescentes).

    Acho que deves esforçar-te por aprender Samba, I must say, acho que era uma recordação bem fixe que trazias do Brasil.

    Olha que os Gambás dos livros da Mônica cheiravam sempre pessimamente - esse não cheira?

    Já te aventuraste pelo Rio, tipo, pela própria cidade? Quais são as partes que gostas mais? É que é sempre CCI e Voluntários, e nunca vais a lado nenhum (não que seja mau, és muito trabalhadora,masss... :P)

    Txi amo! <3

  9. Marta said...
  10. Eu adorei ter-te cá, não me apercebi ainda que já foste embora outra vez, sua monga. Soube mesmo bem :)

    Continua a aproveitar isso tudo muito bem, as pessoas muito bem, os miúdos, a experiência, as conversas, o caloooor (amanhã vou para os graus negativos, vê lá o que seria o teu choque!), enfim, tudo.

    Gosto muito*

  11. Ana Soares said...
  12. OS GAMBÁS CHEIRAM PESSIMAMENTE! AHAHAHAHA um mal cheiroso a acompanhar uma mal cheirosa!=P

    amei ter-te ca marideca! foi mesmo bom sentir-te pertinho! e os teus meninos sao iguaizinhos aos meus meninos!=D vai custar MESMO sair dai em março! e a mim vai custar MESMO deixar os meus em maio! oh well, a vida e feita de idas e vindas! ha que aproveitar cada momento para essas idas e vindas saberem bem!

    gosto te*

  13. Anonymous said...
  14. Venho comentar em nome dos amigos de Pisa: estamos muito ofendidos por na parte dos "melhores amigos" não haver uma única foto nossa. Tenho dito.

  15. Ines said...
  16. Tirámos alguma foto? :P

Post a Comment